Postagem em destaque

sexta-feira, 26 de junho de 2020

RELIGIOSOS E SENZALAS

A HISTÓRIA SE REPETE


Tenho muita preocupação em escrever sobre as coisas que angustiam a minha alma.
Durante muito tempo aceitei tudo que me era colocado como visão de vida e fé.
Hoje não consigo fazer mais isso porque aprendi que nossa relação com o divino é particular.
A experiência do outro não me basta para ter proximidade com Deus, o discurso do outro não me convence.
Apenas o que acontece na minha alma é capaz de fortalecer minha relação com Deus.
Quando vejo religiosos iludidos que se creem de posse da verdade, e discriminando quem não pensa como eles percebo o quanto eles são estranhos a Deus.
São os escravocratas do pensamento humano.
Os homens inseguros são assim, eles não admitem que um outro venha abrir uma janela de percepção da vida diferente da que eles estão debruçados.
As janelas são infinitas, uma para cada homem, todas com horizontes diferentes para se conhecer Deus.
Então termino por perceber que o problema maior são os homens que com suas experiências pseudo transcendentes desejam colonizar o semelhante com a sua fé.
Alguns não aceitam a existência de outros livros, de outras ideias, boicotam o trabalho de escritores e divulgadores, acreditando ilusoriamente que conseguirão através de uma censura canhestra tapar o sol do conhecimento humano.
Repetem a postura da igreja a qual condenam, e tornam-se inquisidores com uma nova e tosca roupagem.
Queimam a própria imagem e respeitabilidade.
Pobre homem inquisidor, que ainda não aprendeu que todo ser humano é livre quando se descobre pensante.
Uma ideia original e verdadeira não pode temer a manifestação de outras ideias.
Um pensamento novo que toque a alma humana se espraia como os raios de sol e ilumina as mentes que estejam dispostas a arte natural do livre pensar.
Ainda vivemos um tempo de escravização da mente humana, porque a maioria se deixa conduzir, tem preguiça de pensar.
Um grande número de pessoas segue terceirizando sua vida e sua fé: Ore por mim, peça por mim, interceda em meu favor...
A postura do coronelato das religiões segura com mão de ferro e pouca consciência cristã a mensagem do evangelho da qual se afirmam representantes.
Vejo Jesus me convidando a ir para a janela da consciência contemplar o mundo e as pessoas.
Vejo Jesus promovendo a alforria dos corações, libertando as almas simples das dores humanas.
Ele é o grande libertador, o evangelho a lei áurea que traz a libertação espiritual para as criaturas. 
Muitos templos religiosos, sejam eles quais forem, são senzalas que mantém os corações incautos sobre a escravização da teologia maniqueísta do bem e do mal.
Insistem em usar o instrumento da culpa como forma de domínio sobre os equivocados.
Se não tiverem um mal para condenar não se sustentam, mas o mal não existe, o que existe é a ignorância do amor.
Religiosos inescrupulosos são os senhores do engenho, os escravocratas, que oprimem o livre pensar, escondendo a possibilidade de um encontro com Deus individualizado.
E aquele que ousa pensar diferente é como o negro fujão, que logo terá em seu encalço o capitão do mato que deseja trancafiá-lo definitivamente, execrando sua condição de mal exemplo para os outros escravos.
A chibata da maledicência castigará sua vida, os inquisidores escravocratas irão tentar destruir quem embarace o império da escravidão.
Sigo vendo Jesus na janela nos convidando a encontrar Deus no mundo.
Ele aponta a infantilidade humana, os homens caricatos que brincam de representar o Pai que é amoroso e misericordioso.
Olho na direção que Jesus aponta e vejo Deus nas crianças, no idoso que caminha devagar, nos infelizes e mutilados, nas prostitutas e nos ladrões.
Venha para a janela olhar o mundo que Jesus deseja mostrar e terás suas alforria.
Deus só pode ser conhecido verdadeiramente pelo maior atributo concedido ao homem, sua capacidade de pensar.
Quem pensa se liberta, pois encontra seu Criador.
Jesus nos chama para enxergar a liberdade, Ele aponta o caminho e cada um deve percorrer a própria via libertadora.
Venha ver o sol nascer.
Adeilson Salles






5 comentários:

  1. Somos todos ignorantes do amor e nossa libertação está ligada ao nosso sentido de existência, à posse plena de nós mesmos como seres pensantes e determinantes na dinâmica da vida. Feliz por você em ver sua busca crescente pelo direito de se se expressar humanamente e consciente dos próprios erros e acertos, mas sempre ciente de que é preciso buscarmos nosso crescimento diuturnamente com tolerância, respeito e amor. Jesus nos abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Reflexão cristalina e verdadeira. Obrigado por compartilhar, por disponibilizar suas abordagens clarificadoras.

    ResponderExcluir
  3. Que texto maravilhoso. Parabéns, amigo.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de acrescentar a essa reflexão, a prática da caridade, pois é chave de todo entendimento dos sentimentos.

    ResponderExcluir
  5. Texto verdadeiro. O respeito, é o melhor caminho quando queremos entender Deus. Olhando nos olhos, uns dos outros,independentemente de crenças ou formas de adoracao, teremos Deus diante de nós.

    ResponderExcluir