Postagem em destaque

terça-feira, 10 de julho de 2018

Mãe seduz filho


INCESTO: SEDUÇÃO MATERNA

Realmente a vida na Terra manifesta nas relações humanas a condição de hospital onde espíritos imperfeitos se estorcegam no áspero aprendizado evolutivo.
Nos contatos que mantenho com os jovens que me procuram tomo conhecimento dos mais variados dramas, mas recentemente fui tomado de surpresa ao me deparar com um caso de incesto.
Sabemos que infelizmente existem muitos casos de abuso sexual de pais com filhos, tios, avôs e também irmãos.
Os casos se incesto sofrem total repulsa de toda sociedade.
Seja no âmbito cultural e no aspecto religioso, onde o incesto é visto como pecado mortal, essa prática causa asco em nossa sociedade.
Diante do relato experimentei um estado de perplexidade, quando aquele jovem me disse que sua mãe o procurava, fazia alguns meses, para intimidades sexuais.
Um tanto desorientado ele procurou textos na internet que falassem sobre o assunto, porque queria entender o que estava acontecendo, mas infelizmente só encontrou pornografia sobre esse tema.
Nas primeiras vezes em que ela o procurou, ele cedeu, mas agora estava experimentando grande desconforto emocional.
Preocupado em oferecer uma palavra que o orientasse, procurei estudar o tema para auxiliá-lo na compreensão da dificuldade.
Após a leitura de textos na área da sociologia e da antropologia conclui, que dois fatores devem ser estudados para lançar luz em questão tão complexa.
Em primeiro lugar, não adianta demonizar e condenar algo que ainda não se conhece profundamente.
Termos como sem-vergonhice, safadeza ou qualquer outro adjetivo condenatório não resolve as questões conflitantes da alma humana.
Tabus são quebrados por processos educativos responsáveis, daí a necessidade de se falar com nossos jovens sobre qualquer temática.
Alguns impérios na Terra procuraram se perpetuar no poder através da hereditariedade por essa prática, buscando manter dentro do clã familiar as glórias humanas.
Todavia, existe uma seleção biológica em que a pratica sexual entre pais e filhos deflagram o processo de união entre dois genes recessivos, fazendo com que nasçam bêbes com graves problemas degenerativos.
Recentemente a série de TV, Game of Thrones, revelou essa prática entre seus personagens.
A repulsa é natural pelas razões que escrevi acima, mas a mente humana ainda é um território desconhecido e o incesto, embora seja tabu, é algo que ocorre em nossa sociedade vitmimizando muitas crianças e jovens.
O senso de respeito e ética para algumas pessoas não se desenvolve quando não existe convivência.
Existe um caso que ficou mundialmente conhecido nos EUA onde um pai se casou com uma filha.
Ele a gerou biológicamente, mas nunca conviveu com ela, vindo a tomar contato com a mesma três anos antes dos dois se envolverem emocionalmente.
Pelo lado da legislação, não existe nenhum mecanismo legal sobre o assunto, todavia, as leis brasileiras proíbem que pais e filhos se beneficiem da união estável em caso de vida marital.
A legislação não criminaliza essa prática, a não ser que uma das partes tenha menos de quatorze anos.
Orientei o jovem a evitar o contato íntimo com a mãe, e que tentasse lhe falar do quanto se sentia mal com aquele assédio.
Vale lembrar, que envolvimentos dessa ordem podem gerar dificuldades psicológicas e delicados problemas emocionais.
Podemos avaliar, sem o desejo de julgar, que em casos como esse fica evidenciada a preponderância das paixões sobre os sentimentos mais nobres que permeiam o relacionamento entre pais e filhos. 
A psicanálise, através do complexo de Édipo nos fala dos filhos que vivenciam envolvimento com as mães, teoria enunciada por Freud. O complexo de Eletra desenvolvido por Jung, aborda o lado feminino da mesma questão lançam luz em tão intrincado problema.
Esses envolvimentos invariavelmente nascem do desejo, e o desejo que é a expressão da paixão não dá fundamento a relações emocionais e afetivas que perdurem pela vida a fora.
Adeilson Salles



Bibliografia Indicada: Totem e Tabu, Sigmund Freud
Ensaios Sobre o Conceito de Cultura, Zigmund Baumam 
A Alma do Mundo, Roger Scruton
O Gene Egoísta, Richard Dawkins

Nenhum comentário:

Postar um comentário