Postagem em destaque

sábado, 11 de julho de 2020

VOCÊ CONHECE SEU FILHO?

NÃO HÁ EDUCAÇÃO SEM ESCUTA


O homem ainda acredita que tudo que é imposto é mais facilmente aprendido.
Existe uma educação sensível que educa, e uma suposta educação que violenta a alma e os seus sentidos.
Não há como educar se o educador não usa a escuta para ouvir o que nasce da alma da criança ou do adolescente.
Uma educação que deseje ascendência precisa estabelecer um vinculo de confiança entre os corações, daí não existir a possibilidade de se criar essa conexão sem a audição.
Crianças são como pássaros e só podemos observar a beleza que sua alma canta se nos detivermos na escuta.
Quando participamos de um concerto de música necessitamos afinar os ouvidos e a mente, fazendo silêncio em nós, para captar a aparente dicotomia de sons produzidas pelos instrumentos musicais, que em seu conjunto produzirão a boniteza das notas que nos arrebata de emoção.
Quando a criança fala, ou o adolescente verbaliza qualquer assunto o educador precisa ouvir com os ouvidos e com a mente.
Os ouvidos que não estejam em consonância com a mente que de fato preste atenção não conseguirão captar o que o afinadíssimo coração da criança deseja lhe falar.
A criança percebe o mundo pela escuta, pelos sons e imagens a sua volta, daí a necessidade do educador ter a percepção e sensibilidade de valorizar o contato por meio da atenção sincera que parte do educando.
Muitos traumas emocionais se desenvolvem na infância e eclodem na adolescência pela ausência da escuta, e pela presença de uma fala impositiva e agressiva.
Cada grito que o educador manifesta revelando seu desequilíbrio é uma agressão desferida contra a criança que irá repercutir no desenvolvimento da sua subjetividade.
O mais importante em uma prática educativa é a realidade palpável de se poder conhecer o interlocutor, abandonada pela maioria dos pais.
As crianças são a expressão da honestidade e manifestam o que verdadeiramente sentem.
Muitos adultos inseguros e ansiosos foram crianças desprezadas e não ouvidas em seus sentimentos e manifestações.
A audição seletiva, aquela que se detém apenas nos interesses próprios é surda para a beleza da vida.
Não ouvimos os pássaros, não ouvimos as crianças, não ouvimos os idosos, não ouvimos a poesia escrita por Deus em cada amanhecer, por isso adoecemos.
É na escuta que a educação mútua se dá tornando a vida mais consentida.

Adeilson Salles
 

3 comentários: